fbpx

Motivo do bico longo das máscaras usadas pelos médicos na Peste Bubônica

0

Médico da peste

Um médico da peste negra era um médico especial que tratava aqueles que contraíram a peste. Esses médicos foram contratados pelas cidades que tiveram muitas vítimas da peste em tempos de epidemias. Desde que a cidade estivesse pagando seu salário, eles tratavam todos: tanto os ricos como os pobres. No entanto, alguns médicos de peste eram conhecidos por carregar os pacientes e suas famílias para tratamentos especiais e/ou falsas curas. Normalmente, não eram médicos profissionais treinados ou cirurgiões experientes, e muitas vezes eram médicos de segunda categoria que não haviam conseguido estabelecer-se na profissão ou jovens médicos que estavam tentando se estabelecer.

Os médicos de peste tratavam os pacientes, normalmente, não possuíam nenhuma formação médica e eram referidos como “empíricos”.

mascara peste negra nariz de passaro

Máscaras pareciam bico de aves

Alguns médicos usavam máscaras que pareciam bicos de aves cheias de itens aromáticos. As máscaras foram concebidas para protegê-los do ar fétido, que, de acordo com a teoria miasmática da doença, foi considerado como a causa da infecção.

Possuíam um nariz de meio pé de comprimento, com a forma de um bico, preenchido com perfume em apenas dois orifícios, um de cada lado, perto das narinas, mas que eram o suficiente para respirar e reunir o ar das drogas alojadas no interior do bico. Sob o casaco usam botas de couro marroquino (couro de cabra) por cima dos calções que estavam amarradas a estas botas e uma blusa de manga curta em pele lisa, do qual o extremo inferior é dobrado para dentro dos calções. O chapéu e as luvas também são feitas da mesma pele… com lentes sobre os olhos.

 

História da Pandemia da Peste Bubônica

A primeira epidemia de peste bubônica remonta a meados de 500 d.C., conhecida como a Praga de Justiniano. A maior epidemia foi a Peste negra na Europa no século 14. Nos tempos medievais, a grande perda de pessoas devido a peste bubônica em uma cidade criou um desastre econômico. Os médicos comunitários foram bastante valiosos e receberam privilégios especiais. Por exemplo, os médicos da peste eram livremente autorizados a realizar autópsias, que foram, de outra maneira, geralmente, proibidas na Europa Medieval, bem como a investigação de uma cura para a peste.

Em alguns casos, os médicos de peste eram tão valiosos que, quando Barcelona enviou dois para Tortosa em 1650, bandidos os capturaram durante o caminho e exigiram um resgate. A cidade de Barcelona pagou por sua libertação. A cidade de Orvieto contratou Matteo fu Angelo em 1348 por 4 vezes a taxa normal de um médico de 50 florins por ano. O Papa Clemente VI contratou vários médicos extras durante a epidemia

Características dos trajes dos médicos

O traje de proteção consistia em um sobretudo de tecido pesado, que era encerado, uma máscara com aberturas de olhos de vidro e um nariz em forma de cone, como um bico para segurar substâncias aromáticas e palha. A maioria dos médicos da peste também usavam um chapéu de aba, que foi tipicamente utilizado para identificar sua posição como médico.

Alguns dos materiais perfumados eram âmbar, folhas de hortelã, erva-cidreira, cânfora, cravo, láudano, mirra, pétalas de rosa, estoraque. Isto foi pensado para proteger o médico do ar miasmático ruim. A palha forneceu um filtro para o “mau ar”.

 

Fonte: wikipedia.org

Compartilhe sua opinião 😍

%d