fbpx

Civita di Bagnoregio: Como chegar, Quanto Custa, Curiosidades e Dicas

0

Ingresso: €3 para acesso na cidade

Civita di Bagnoregio foi apelidada de “Cidade que Morre” quando, devido a erosão e constantes terremotos da região (a cidade perde em média, 7 cm todo ano).

Cercada pelo Vale dei Calanchi, entre formações rochosas brancas e pontudas, Civita di Bagnoregio fica no alto de uma colina e é ligada ao restante da “terra” apenas por uma ponte, que foi construída em 1965. Mas sua existência é muito anterior a isso: tudo indica que ela foi fundada pelos etruscos, antes mesmo do período romano, há 2500 anos e ela carrega ainda hoje a simplicidade de uma comunidade parada no tempo.

O único acesso é por uma passarela da cidade vizinha, com pedágio introduzido em 2013. Devido ao pedágio, os impostos comunais foram abolidos em Civita e nas proximidades de Bagnoregio. Civita é uma das mais belas aldeias da Itália, conhecida como ‘a cidade agonizante’.

A passarela de acesso foi reconstruída várias vezes, na segunda guerra mundial ela foi destruída dificultando o acesso das tropas nazista ao local.

A cidade fica localizada a cerca de 100km de Roma. Se você estiver vindo ou indo para a região de Florença a cidade fica no caminho e é parada obrigatória.

Dicas

Dica 1: Não deixe de ir

Dica 2: Escolha um dia com sol, as fotos ficam perfeitas

Dica 3: Água, a subida é bem puxada

Dica 4: Não há estacionamentos próximos (cerca de €2 por hora), você vai precisar caminhar uns 16 minutos até a ponte de acesso

Dica 5: Os restaurantes estão sempre lotados, mas a comida é bem saborosa!

Dica 6: As fontes de água espalhada pela cidade são de água potável, abasteça sua garrafinha.

Como chegar à Civita di Bagnoregio

DE CARRO:

Vindo do Norte:

– Siga a rodovia A1 em direção a Roma

– De Florença para Bagnoregio, por exemplo, o tempo de viagem é aproximadamente 2 horas.

Vindo do Sul

– Depois de sair da A1 em Orvieto continuar na estrada

– Roma-Bagnoregio são cerca de duas horas

DE TREM:

As estações de trem mais próximas de Bagnoregio são duas: Viterbo e Orvieto, a partir de onde você pode tomar a linha de ônibus para chegar a Bagnoregio.

Curiosidade: A cidade foi palco para as gravações da novela Esperança

Civita já serviu de cenário para alguns filmes, como O Homem das Estrelas (1995), de Giuseppe Tornatore. A cidade recebeu um tratamento cenográfico para as gravações, tendo portas e esquadrias trocadas, placas de sinalização retiradas e a fiação de alta tensão camuflada. Bancos foram revestidos com papel para parecerem antigos, e os fios e caixas de entrada de luz foram escondidos com hera artificial.

A equipe fez nevar na cidade, usando quatro máquinas de fazer espuma e enchendo de sal a calçada de pedras, nas cenas do cortejo fúnebre de Giuseppe (Walmor Chagas). A praça principal foi decorada para a sequência de uma festa popular, que contou com a participação de 300 figurantes locais e do ator italiano Massimo Ciavarro (Luigi). O então prefeito de Bagnoregio chegou a afirmar, em tom de brincadeira, que Civita passou por dois terremotos: o de 1695 e o causado pela presença da equipe da novela.

Compartilhe sua opinião 😍

%d